Você sabia que a indústria de jogos digitais movimentou 187,7 bilhões de dólares em 2023, com a previsão de aumentar para 212,4 bilhões de dólares movimentados até 2026?

O que são jogos digitais todos sabemos, mas e os Jogos Sérios? Você sabe o que são? Vem que a LISDAT te explica!

O que são os Jogos Sérios? 

Eles são os jogos, não precisando ser digitais, que têm a função principal de transmitir alguma informação educativa, e não apenas de entretenimento.

O conceito dos Jogos Sérios surgiu em 1970, e eles foram pensados para unir o raciocínio lógico com a simulação de ação, criando um meio mais interativo e dinâmico de aprendizado. 

Quais são os benefícios de usar Jogos Sérios no ensino?

A utilização dos Jogos Sérios tem sido muito estudada nos últimos anos, especialmente diante da pandemia de COVID-19, quando a discussão sobre Ensino à Distância surgiu com mais força, e por isso, muitos benefícios são atribuídos a eles:

  • Desenvolvimento do raciocínio lógico e da resolução de problemas;
  • Melhora em funções cognitivas;
  • Maior controle e participação ativa no processo de aprendizagem;
  • Rompimento de preconceitos com disciplinas, especialmente as Ciências Exatas, que podem ser estudadas de maneira mais leve;
  • Personalização dos Jogos Sérios segundo as necessidades individuais do aluno;
  • Testar estratégias e decisões em um ambiente seguro e controlado;
  • Feedbacks instantâneos, sendo possível saber imediatamente se algo foi feito ou não da maneira esperada;
  • Maior motivação e engajamento dos participantes.

Quais são os tipos de Jogos Sérios?

Existem algumas categorias de Jogos Sérios, cada uma com seus objetivos principais e suas particularidades:

  1. Jogos Digitais para Saúde – criados para promover a saúde e o bem-estar dos usuários, na prevenção e no tratamento de doenças;
  2. Jogos Digitais Educacionais – voltados ao aprendizado e desenvolvimento de habilidades no ensino básico e superior;
  3. Jogos Digitais para a Defesa – tem foco em treinamento militar e de segurança;
  4. Jogos Digitais para a Formação Profissional – são jogos e simuladores desenvolvidos para negócios e corporações, voltados para facilitar e reduzir os custos de treinamento;
  5. Advergames – os jogos de divulgação de marcas e produtos;
  6. Games for Change – são aqueles desenvolvidos para promover a inclusão social.

Os Jogos Sérios para Saúde: 

Na área da saúde, os Jogos Sérios são utilizados tanto no treinamento dos profissionais e estudantes, como para os pacientes. 

Para os profissionais, eles são muito populares para simulações de cirurgia, treinamentos para aplicação de anestesia, primeiros socorros e ressuscitação cardiopulmonar (RCP), principalmente aqueles que fazem uso de Realidade Aumentada e Virtual, para representar de forma mais fiel à realidade dessas práticas.

Quando falamos dos pacientes, eles são mais aceitos por crianças, adolescentes, e os idosos, cada um com seus focos. Para as crianças e adolescentes, a maioria dos Jogos sérios tratam de questões de Saúde Mental, especialmente ansiedade e depressão, com estudos comprovando sua eficácia no auxílio da regulação emocional. Também são muito aplicados para conscientização de câncer, e melhora no autocuidado de jovens e adolescentes com Diabetes tipo I. Em idosos eles indicam sucesso em estabilização de quadros demenciais, melhora na manutenção da postura e massa muscular, e adesão ao tratamento.

Assim, podemos observar que os Jogos Sérios podem ser uma poderosa ferramenta para ajudar profissionais, estudantes e pacientes, unindo conhecimento com interatividade, trazendo um ensino leve e ainda mais acessível!

Exemplos de Jogos Sérios para Saúde:

Na edição de 2020 da competição Serious Play Award Competition, que acontece anualmente para premiar Jogos Sérios de todas as áreas, dois para saúde foram premiados:

  • Engage With Older Adults – é um jogo de treinamento de empatia direcionada a cuidadores de idosos, com foco em melhorar as interações entre os pacientes e os profissionais. Foi desenvolvido por James LaPierre e a Associação de Saúde Mental de Maryland;

Fonte: Engage With Other Adults por Filament Games em parceria com a Mental Health Association of Maryland

  • smokeSCREEN – Jogo Sério com foco na prevenção do uso do tabaco e vapes entre jovens, é composto de 10 fases com cenários que buscam estimular a capacidade de recusa dos adolescentes. Feito por Carolyn Taylor, 1st Playable Productions, Schell Games, CVS Health Foundation, Yale Tobacco Center of Regulatory Science, FDA and NIH.

Fonte: smokeSCREEN game – Uma colaboração entre play2PREVENT Lab, the NIH/FDA-funded Yale and USC Tobacco Centers of Regulatory Science (TCORS), 1st Playable Productions, e Schell Games

Exemplo na UFF:

Na UFF, casa da LISDAT, existe um projeto focado no desenvolvimento de Jogos Sérios multissensoriais com tecnologias assistivas, o Projeto SenseGames, iniciativa do laboratório e-Health Labdesenvolve seus jogos fazendo uso de realidades aumentada e virtual, metaverso, conteúdos em 360 graus e robótica assistiva, buscando auxiliar o desenvolvimento intelectual, cognitivo e socioemocional de pessoas com deficiência intelectual, mental, autismo e múltipla.

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Referências: 

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ABRAGAMES. Fact sheet 2023. Disponível em: https://www.abragames.org/uploads/5/6/8/0/56805537/2023_fact_sheet_v1.6.2_-_ptbr_version.pdf. Acesso em: 01 set. 2024.

REVISTA PEGN. Indústria de games cresce no Brasil e número de estúdios salta 169% em quatro anos. Disponível em: https://revistapegn.globo.com/Tecnologia/noticia/2022/07/industria-de-games-cresce-no-brasil-e-numero-de-estudios-salta-169-em-quatro-anos.html. Acesso em: 01 set. 2024.

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PUCPR. Serious game. Pós Digital. Disponível em: https://posdigital.pucpr.br/blog/serious-game. Acesso em: 01 set. 2024.

ABRAGAMES. Mapeamento da indústria brasileira e global de jogos digitais. Disponível em: https://www.abragames.org/uploads/5/6/8/0/56805537/mapeamento_da_industria_brasileira_e_global_de_jogos_digitais.pdf. Acesso em: 01 set. 2024. 

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HOLLAND, M. B. et al. How Serious Games Will Improve Healthcare. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/322207098_How_Serious_Games_Will_Improve_Healthcare. Acesso em: 01 set. 2024.

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UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF). Laboratório e-Health Lab da UFF recebe destaque em evento do MCTI. Disponível em: https://www.uff.br/informe/laboratorio-e-health-lab-da-uff-recebe-destaque-em-evento-do-mcti-com-projeto-de-jogos-sensoriais/ Acesso em: 01 set. 2024.

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