Você já parou para pensar em como a saúde digital está transformando a rotina dos hospitais no Brasil? Será que essa tecnologia estará presente apenas no futuro ou já faz parte do nosso dia a dia?
Para responder a essas perguntas, vamos explorar o conceito de saúde digital e conhecer algumas ferramentas e processos que já são utilizados em hospitais, como o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) @huapoficial, da Universidade Federal Fluminense (UFF), que fica em Niterói – RJ.
O que é saúde digital?
A saúde digital engloba todas as tecnologias da informação e comunicação (TIC) aplicadas no setor de saúde. Isso inclui laudos emitidos à distância, prontuários eletrônicos, teleconsultas, integração de equipamentos com softwares, sistemas de monitoramento remoto e muito mais.
Desde a pandemia de covid-19, o interesse e a aplicação da saúde digital cresceram exponencialmente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde digital como “o uso seguro e custo-efetivo das TICs para dar suporte à saúde e áreas relacionadas, incluindo a prestação de serviços, vigilância, literatura, educação, conhecimento e pesquisa”.
A rotina no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP)
O HUAP é o hospital universitário da UFF, atualmente administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Assim como outros hospitais universitários, além de atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), são fundamentais para a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Ou seja, o hospital universitário também é uma escola para profissionais da saúde e um centro de pesquisa científica.
Aplicações da Saúde Digital no HUAP
AGHUX
A Rede Ebserh utiliza o Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHUX), que começou a ser desenvolvido em 2009, tendo como modelo o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), e continuou a ser aprimorado para ser adotado como plataforma oficial para a gestão hospitalar da EBSERH. O AGHUX padroniza e controla práticas assistenciais e administrativas, gerando indicadores nacionais que auxiliam na tomada de decisões e no tratamento de doenças. Entre suas funcionalidades estão o módulo de faturamento, a certificação digital, a rastreabilidade de medicamentos e o controle de visitantes.
Telessaúde UFF/HUAP
O Núcleo de Telessaúde do HUAP é um centro de inovação com tecnologia avançada, incluindo salas para transmissão holográfica e estúdios de gravação. Com o Centro Holográfico de Saúde (CHS) e o Consultório Virtual de Saúde (CVS), o Núcleo otimiza o atendimento remoto, oferecendo consultas, diagnósticos e tratamentos à distância com excelência. Esse projeto é fundamental para a evolução da saúde pública, impactando positivamente a formação de profissionais e a qualidade da assistência médica.
Tem também o “Cuidar em Casa HUAP” @cuidar_em_casa_HUAP, que disponibiliza orientações em vídeo para orientar pacientes, familiares e cuidadores para continuar o tratamento de forma adequada quando o paciente vai para casa.
Disque-Intoxicação
A população e os profissionais de saúde têm à disposição o Disque-Intoxicação, um serviço criado pela Anvisa, acessível pelo número 0800-722-6001. Esse serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia, prestando esclarecimentos e orientações sobre intoxicações. O HUAP faz parte da Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Renaciat) desde 1989, tem uma equipe preparada para atender chamadas e fornecer o suporte necessário a usuários e profissionais em emergências toxicológicas.
Saúde digital: presente e futuro
Com todos esses exemplos, fica claro que a saúde digital já é uma realidade no Brasil, transformando a rotina dos hospitais e proporcionando um atendimento mais eficiente e acessível. A evolução tecnológica continuará a moldar a saúde, beneficiando pacientes e profissionais, e preparando o terreno para um futuro ainda mais integrado e inovador.
E aí? Curtiu esse post? Então compartilhe nas suas redes sociais e mostre para os seus amigos que você está por dentro da saúde digital!
E não se esqueça de acompanhar o blog lisdat.uff para se manter informado sobre saúde e tecnologia.
Não deixe de seguir o @lisdat.uff no Instagram para acompanhar as novidades!
Referências:
Site: Portal Telemedicina. Saúde digital: o que é e quais seus benefícios? Disponível em: <https://portaltelemedicina.com.br/saude-digital-o-que-e-e-quais-seus-beneficios>.
Acesso em: 22 maio. 2024.
Site: Gov.br. AGHU. Hospitais Universitários / EBSERH. Disponível em: <https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-centro-oeste/hujm-ufmt/governanca/aghu>. Acesso em: 24 maio 2024.
Site: Gov.br. Aplicativo de gestão hospitalar é implantado em mais sete hospitais da Rede Ebserh. Disponível em: <https://www.gov.br/ebserh/pt-br/comunicacao/noticias/aplicativo-de- gestao-hospitalar-e-implantado-em-mais-sete-hospitais-da-rede-ebserh>.
Acesso em: 22 maio. 2024.
Site: Gov.br. Núcleo de Telessaúde HUAP UFF. Disponível em: <https://telessaude.uff.br /?page_id=312>. Acesso em: 22 maio. 2024.
Site: Gov.br. Disque-intoxicação. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/ agrotoxicos/disque-intoxicacao/disque-intoxicacao>. Acesso em: 22 maio. 2024.